Blog

ASSESSORIA DE COBRANÇAS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A cobrança de clientes inadimplentes pelas pequenas e médias empresas poderá ser uma tarefa árdua devido a fatores que variam desde a falta de conhecimento para a tarefa, passam pela não rara informalidade na constituição do título e terminando pelo alto custo dos serviços de cobrança frente à realidade econômica das empresas. Nesse cenário, a assessoria de cobranças surge como uma solução de baixo ou nenhum custo para a empresa.

A inadimplência é muito elevada no Brasil. Os fatores que a motivam são vários, mas não é objetivo desse artigo. Os dados da inadimplência são divulgados diariamente pela mídia. Com esse cenário as empresas ficam mais cautelosas na concessão de crédito aos seus clientes. As pequenas, no entanto, têm muita dificuldade em operacionalizar o crédito com a segurança necessária. A assessoria de cobranças surgem então como um aliado importante se não indispensável para o sucesso. Vamos enumerar quatro motivos:

  1. Orientações para a análise e aprovação do crédito.

A assessoria de cobranças oferece aos seus clientes orientações para a análise e concessão de créditos, procurando evitar os maus clientes e suas consequências desastrosas para as empresas.

  1. Formação do título com qualidade

A formação do título de crédito é fundamental na hora de sua recuperação. Ter um título representativo de seu crédito poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua cobrança no caso de inadimplemento pelo cliente. Notas fiscais, conhecimentos de transporte, recibos de entrega, tentativas de acordo documentadas, dentre outros, são elementos decisivos para o sucesso da cobrança.

Cadastro do devedor

Poder localizar o devedor é de suma importância para a cobrança. São frequentes as cobranças que esbarram na impossibilidade de localização do devedor e consequentemente na impossibilidade de recuperar os valores. Um cadastro sempre atualizado e com os dados corretos principalmente o nome ou razão social, CPF/CNPJ, permitirá à assessoria de cobranças, através dos mecanismos de localização, encontrar devedores que mudaram de endereço ou de telefone.

Cobranças a custo zero

Constituído de forma adequada o crédito permitirá que a assessoria de cobranças, ao analisá-lo, decida por um contrato de serviços sem custos para o credor, possibilitando que os encargos de cobrança sejam todos de responsabilidade do devedor. É justo que assim seja, pois se o pagamento fosse feito em dia, não haveriam custos adicionais para o credor. A aceitação da cobrança nesses moldes, no entanto, dependerá principalmente da qualidade do título, da possibilidade de localização do devedor e da legalidade da operação já que operações ilegais, como por exemplo, sem documentos fiscais, não poderão ser levadas ao poder judiciário.

Converse com uma assessoria de cobranças e veja todas as vantagens em utilizar seus serviços, já a partir do primeiro dia de atraso nos pagamentos de seus clientes. Com seus serviços a sua empresa não terá custos internos, irá dispor de profissionais qualificados e conhecedores do assunto e de assessoria jurídica a custo zero.